sábado, janeiro 21, 2006

BBB - O espetáculo superficial

(*) Renan Damasceno

Os limites da exploração do corpo humano foram quase atingidos e vê-se agora uma exploração do próprio ser social. Uma exploração não ligada ao nosso voyeurismo pornô – já que sexo e pornografia encontram-se por toda parte -, mas ao espetáculo banal, da convivência social manipulada, do ser humano como centro de uma sociedade superficial.

Os reality-shows vêm consolidar esse processo. A realidade virtual se torna mais interessante que a vivência da própria realidade. O telespectador passa a obter um poder que na sociedade ele não desfruta, controlar, decidir e eliminar.Se sentem menos idiotas ao enxergar os erros banais dos participantes, se sentem menos idiotas que o espetáculo. Essa é a grande estratégia do programa.Um sentimento de poder e controle.

Assim, estamos diante da ruptura dos ideais políticos, dos conceitos de poder e democracia, o que o sociólogo e filósofo francês Jean Baudrillard conceitua de “Democracia Radical”, exaltação máxima por uma qualificação mínima, glória virtual.Assistimos ao programa, votamos, decidimos, nos mobilizamos em um clima eleitoral esperando um vencedor. Ao término do programa, nada. Um grande passo ao niilismo democrático. A linha exata entre democracia e ditadura, combinando o poder do voto democrático com o paredão ditatorial fidelista, eliminando participantes.

O termo Big Brother (Grande Irmão) é referência direta ao personagem homônimo do livro 1984, de George Orwell. No livro, escrito em 1948, o autor prevê que em 1984 o mundo viveria em uma ditadura totalitária e o governo controlaria a vida da população através do Grande Irmão. Nada foge à visão dessa figura abstrata. Esse controle nos faz pensar melhor, não só nos reality-shows, mas nas redes de amigos criadas na Internet, como o Orkut, que detém informações de milhões de pessoas em todo do mundo, observando-as através de fotos e mensagens.

Enfim, a sociedade chega ao seu estopim: observar seus próprios indivíduos em casas de vidros e espelhos, um narcisismo de auto-observação.O fim do ser singular, do individualismo, dos valores políticos.Tudo se tornou banal e superficial com o Big Brother.

(*) Texto do Caderno Opinião do Jornal dos Lagos, Alfenas MG. 14/01/05, pag. 02

9 comentários:

jujudeblu::: disse...

Uau!
Hoje mesmo eu estava pensando nisso... Sabe, não suporto o fato de pensar que estou sendo vigiada! Tem gente que gosta disso, mas eu espero nunca me acomodar com essa situação...

Muito bom o texto!
Volte sempre ao blog!!! :D

photography travel disse...

Hi Urban Photography - StoryBoard 2, I was out blog surfing looking for some info on photography workshop when I ended up on your page. Obviously I ended up a little off base, but your topic caught my eye. While I am here, I just wanted to drop a quick note to comment your blog...now to move on and continue my search for photography workshop. I am going to
bookmark your site for future reference and reading. Should you ever need it, you can get specific information about photography workshop at the site above.

bárbara tangerine disse...

é moço,o Sr. escreve muito bem...
eu não perco mais o meu tempo assistindo essas bobagens(que a cada ano são maiores) que passam na TV.Se vc quer viver aquilo que vc não vai viver,quer entrar e vigiar e saber o que está acontecendo com as pessoas,nada mais interessante do que ir ler um livro.Vc participa da vida das personagens,v~e como elas são e o que fazem...
BBB é uma perca de tempo.Faz vc se esquecer da sua vida p/ cuidar da dos outros.Faz vc parar de pensar em assuntos que merecem atenção,pra chorar por akele participante q saiu.
o orkut eh um mal que eu gosto...mas não dxa de ser algo que apenas tira a privacidade das pessoas.Eu,muitas vezes ja fikei fuçando lá pra obter informaçoes...hehehe

mas eh isso...

pode deixar que eu vou sempre passar aki...

Bruna disse...


E eis a Sociedade do Espetaculo como diria um estudioso da Teoria da Comunicação q eu estudei mas q o nome eu naum guardei......até a revolta eh motivo de moda, é o q resta a nós?
Posso dizer eu q tento fugir ao maximo dessa corrente feita, ha certos limites q viver em sociedade nos imponhe mas creio que denunciar verdade seja nossa tarefa como pessoas diferentes que somos!!
Se acham divertido colocar as pessoas em uma caixa e observa-las que sejam mas nos calarmos diante desse fato seria ser condizente a issu.....

miquilissssss Re saudades de ocê!!!

Manifesto Alternativo disse...

Cara... eu odeio o BBB... O interesse pela "vida" alheia está cada vez mais saliente... As grandes potências da TV parecem que não dão a mínima para o enriquecimento cultural dos telespectadores...
Atualizei o blog, passa lá se puder!
Abraço cara!!!

Luciana disse...

o eliminado de hj no paredão é...


parabens, vc melhorou mto a sua escrita das ultimas vezes q eu li. concordo com sua opinião.
acho q a globo manipula ate as votações dos paredoes.

até mais ver

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anônimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,