quarta-feira, outubro 28, 2009

Será o fim do jornal impresso (parte 4)


Está na coluna do Caio Blinder de hoje, 28/10/09:

Qual jornal vai publicar o obituário do setor?

As notícias foram catastróficas, mas previsíveis. Saíram esta semana os números de circulação dos 25 maiores jornais diários americanos no primeiro semestre do ano. O atestado de óbito continua sendo escrito lentamente. Apenas o "Wall Street Journal" teve um ligeiro ganho no período. Os outros 24 sangraram. A hemorragia de alguns diários é assombrosa: 26% no "San Francisco Chronicle" e 22% no "Dallas Morning News".

Na piada infame, pergunta-se: qual jornal terá saúde para publicar o obituário desta indústria venerável? Infâmia à parte, uma avaliação generalizada é que jornalões nacionais e globais como o "Wall Street Journal" e o "New York Times" irão sobreviver pelo menos como marcas (online e talvez no papel) . A sobrevida será possível graças ao prestígio da própria marca ou injeção de filantropia, fundações e bilionários generosos (e autopromocionais).

O futuro parece bem mais sombrio para jornais locais e regionais no formato tradicional. Não aguentarão o tranco de custos de distribuição, impressão, perda de publicidade e competição de sites que suprem a necessidade de informações e serviços ali na esquina, enquanto as marcas globais cuidam do Sistão Baluchistão. Marcas estabelecidas que suaram para consolidar relevância e prestígio no papel como "The Wall Street Journal", "Financial Times" e "The Economist" estão combinando os investimentos mais tradicionais com valor agregado online. Ë dificil imaginar que jornais locais possam apostar em um modelo de negócios que cobre por contéudo online, como as marcas consagradas.

De resto, é uma inglória busca de sobrevivência. Jornais diários americanos, como no resto do mundo, estão há anos tentando desacelerar o processo de desaparecimento com desesperados cortes de custos, mas há um limite de viabilidade para enxugar na cozinha e entregar um produto com nutrição informativa.

Para arrematar, não resisto a um lamento de soldado da imprensa que teve batismo de fogo com máquina de escrever e se emocionava com o barulho do aparelho de telex. Existe este brutal corte de custos que verga a qualidade dos jornais diários, mas suas reportagens ainda são espinha dorsal de bom jornalismo.

Nesta mesma semana de nova rodada de más notícias sobre circulação, o "New York Times" investiu em extensas e dramáticas reportagens sobre adolescentes que fogem de casa nos EUA, o "Los Angeles Times" foi à outra costa do país cobrir a campanha eleitoral no distrito 23 em Nova York (de repercussões nacionais) e o "Wall Street Journal" despachou um repórter para Botsuana, na África, em uma história sobre indústria de diamantes. Os velhos jornais ainda têm estas pedras preciosas.

___________________________________

Será o fim do jornalismo impresso - parte 1
Será o fim do jornalismo impresso - parte 2
Será o fim do jornalismo impresso - parte 3

ranking de vendas dos jornais nos estados unidos qual jornal mais vendido do brasil jornais brasileiros imprensa estados unidos liberdade de imprensa nos estados unidos quem controla a imprensa jornais mineiros internet

sábado, outubro 24, 2009

#videodasemana: Miles Davis - Générique (1958)

A combinação é infalível: Miles Davis, Jeanne Moreau e a noite parisiense. O encontro foi em Ascenseur pour L'èchafaud, do francês Louis Malle, em 1958. Ainda escreverei alguns detalhes da gravação da trilha sonora feita pelo trompetista. Inclusive sobre o mito do naco de pele soltando da boca de Miles que, segundo jazzofilos, teria influenciado na sonoridade do disco.

Ah! e a película, da época que a Nouvelle Vague estava começando a engatinhar, é maravilhosa. Suspense, beleza estética e música para os ouvidos dos amantes do cinema.





baixar ascensor para o cadafalso download music ascenseur pour lèchafaud descargar ascenseur pour l`echafaud baixar trilhas de filmes de miles davis filme sobre a vida de miles davis biografia do miles davis baixar kind of blue ashley kahn descargar miles davis download baixar filmes franceses 1950 frança 1958

sexta-feira, outubro 16, 2009

A história (e as histórias) do Sinatra-Farney Fan Club

Celinha me escreveu ensandecida reclamando a maternidade do Sinatra-Farney Fan Club à sua avó, Didi Reis. Em texto publicado nesta Moviola, em abril, atribuí erroneamente a criação do clube aos compositores Carlos Lyra e Roberto Menescal. Puro descuido de apuração e falha de memória.

Celinha, que não deixou e-mail, lenço nem documento, me indicou a leitura de Chega de Saudade, de Ruy Castro, para me interar melhor do assunto. O li há uns quatro anos. Mas como sou aplicado resolvi ler trechos novamente.

O Farney-Sinatra Fan Club, sediado na Tijuca, no Rio, fora criado para homenagear os cantores Dick Farney e Frank Sinatra. Segundo Castro, foi o primeiro fã-clube brasileiro. Iniciou suas atividades no porão da casa da avó de Celinha, mãe de Didi, e teve apenas 17 meses de vida – de fevereiro de 1949 à julho de 1950. E eis a ratificação: fora criado pelas meninas Joca, Teresa e Didi Reis.

Carlos Lyra era sócio, me alertou Celinha. Assim como João Donato, Johny Alf e tantos outros que já respiravam ares de Bossa Nova dez anos antes da gravação do Chega de Saudade, por João Gilberto.

Celinha me confidenciou na mensagem que está escrevendo um livro sobre a história do fã-clube. Fico no aguardo. Sempre bom existir registros para evitar que blogueiros cometam injustiça.

_______________________________

+ Música Brasileira neste blog:

As façanhas de Farnésio
Afinal, o que é MPB?
Dizzy com Mocotó
Woodstock à mineira


baixar dick farney discografia download dick farney discografia dick farney tenderly nat king cole download baixar discografia frank sinatra baixar dvd frank sinatra baixar dvd jazz shows história completa da bossa nova download baixar livro chega de saudade ruy castro historia do sinatra farney fan clube

domingo, outubro 11, 2009

Follow me quem puder!

Após meses relutando, aproveitei uma enfadonha tarde de sábado de feriadão e me rendi ao Twitter. É, realmente, viciante. Para acompanhar as atualizações, sigam-me @renan_damasceno. As atualizações aqui continuarão a todo vapor – apesar deste não ser a fonte de energia mais recomendável em tempos de sustentabilidade.

Follow me, movioleiros!

twitter de gente famosa acessar twitter willian bonner download twitter brasileiros o que e twitter

sábado, outubro 10, 2009

Tarja preta

O governo Kirchner aprovou ontem, após 14 horas de debate no Senado argentino, o texto-base para a nova lei de imprensa do país. A intenção, como ficou claro na invasão ao Clarín, mês passado, é enfraquecer os conglomerados de mídia - que são opositores ao governo de Cristina.

A nova lei de imprensa - que substituirá a atual, criada na ditadura (1976-1983) - pretende democratizar a produção de conteúdo no país. Até aí, tudo bem. Mas prevê também que nenhuma empresa privada poderá ter um canal aberto e outro fechado simultaneamente, restrição inédita no mundo, e que o sinal dos canais privados não poderão ultrapassar 30% do território. Apenas as tevês estatais chegarão a todos os lares argentinos. (Detalhes, aqui)

Governo e imprensa nunca se bicaram na América do Sul, seja em regimes democráticos, ditatoriais ou, mais recentemente, bolivarianos. Chávez não concedeu a renovação da concessão à RCTV, em 2006, e o único canal não-chavista da Venezuela, o Globovisión, é alvo de constantes intimidações. (Vale a pena assistir ao documentário A revolução não será televisionada, disponível aqui).

No mesmo caminho de repressão à imprensa seguem Rafael Corrêa (Equador) e Evo Morales (Bolívia). Corrêa, por exemplo, vive enchendo os canais El Universo e Teleamazonas de processos. Segundo ele, as duas redes são conspiradoras e golpistas. Aliás, um dos planos da criação da Unasul é fiscalizar os "abusos da imprensa", ideia compartilhada por Corrêa e Chávez.

Por mais que o Brasil se mantenha distante deste quarteto anti-imprensa, o Estadão está há 71 sob censura, proibido por uma liminar de noticiar o andamento dos processos na Polícia Federal contra a família Sarney - este, paradoxalmente, o maior opositor da entrada da Venezuela no Mercosul. A proibição veio do desembargador Dácio Vieira, amigo próximo do clã maranhense.

Aqui, a repressão trocou a farda pela toga.

____________________________________

+ Imprensa e América Latina neste blog:

Honduras - Cobertura da Imprensa na crise
Cuba - À sombra de Fidel
México - Cabezas Cortadas
Chile/Brasil - Podres Poderes


imprensa argentina principais jornais argentina ditadura jornais argentina cristina kichner clarin ditadura hugo chavez ditadura cocaina estados unidos baixar pronunciamento chaves dircurso chavez chavez fidel castro bolivarianos ditadura da imprensa na america latina jornais fechados por chavez rctv ditadura globovision baixar lula chavez cristina entender crise imprensa na argentina jornais na ditadura argentina ditadores argentinos

sexta-feira, outubro 09, 2009

#videodasemana: Milton Nascimento - Nada será como antes

Milton Nascimento cantando "Nada será como antes", em Nova York, acompanhado por Herbie Hancock, ao piano, Ron Carter, ao baixo, pelo percussionista brasileiro Naná Vasconcelos, entre outros :



naná vasconcelos download milton nascimento herie hancock videos download baixar milton nascimento nana vasconcelos ron carter herbie hancock videos raros de jazz videos de jazz brasileiro download jazz brasileiro baixar milton nascimento jazz show milton nascimento tudo é jazz ouro preto

domingo, outubro 04, 2009

Hot... very, very hot!!!


Conheci Squirrel Nut Zippers há quatro anos e desde então não parei de ouví-los. Bela dica do @Magruzmolotov. É uma banda de swing contemporâneo - uma espécie de revival das big bands da década de 1930, com uma pitada de irreverência -, formada em 1993, na Carolina do Norte, sob a liderança do multi-instrumentista "Jimbo" Mathus, com o cast fortalecido pela bela voz de Katherine Whalen.

Após hiato de sete anos, o SNZ voltou em 2007 e lança mundialmente neste mês o Lost at Sea, álbum gravado ao vivo em dezembro do ano passado, em Nova York. No repertório, clássicos dos primeiros álbuns do grupo, do Hot (1995, meu favorito) ao Perennial Favorites (1998).

Para quem quiser conhecer um pouco mais do estilo, vale dar uma bisbilhotada também nos grupos Big Bad Voodoo Daddy e nos trabalhos solos de Katherine. Todos carregam um tom cômico e irônico em suas músicas e clipes.

Abaixo dois vídeos do Squirrel, "Hell" e "Put a Lid on It", as duas principais faixas do segundo disco da banda, Hot.




squirrel nut zippers download blogspot squirrel nut zippers lost at sea download baixar squirrel nut zippers blogspot baixar squirrel nut zippers swing contemporâneo baixar video swing brasil download swing videos download blogspot big bad voodoo daddy baixar katherine whalen squirrel nut zippers brasil

quinta-feira, outubro 01, 2009

Santiago, o memorioso


Assisti, com mais de dois anos de atraso, ao documentário Santiago, de João Moreira Salles, que esteve na programação do Canal Brasil semana passada, no É Tudo Verdade. O filme sobre o excêntrico mordomo da família Moreira Salles me fez lembrar, do começo ao fim, do conto Funes, o memorioso, que compõe o livro Ficciones, do argentino Jorge Luís Borges.

O reli depois de anos. Funes, por um acidente, é dotado de uma memória prodigiosa, capaz de decorar tomos de Plínio, mapas do tamanho físico de uma cidade e recordar das 24 horas de um dia. Por isso, fica relegado ao quarto dos fundos de uma velha fazenda, no escuro.

Santiago, decendente de italianos radicado no Brasil, também é dotado de memória invejável. Datilografou resmas de papel com notas sobre atores do cinema e teatro, cantores, músicas e gente da sociedade carioca. Tentou deixar de herança ao mundo um pouco de tudo aquilo que guardou mais de meio século na lembrança. Assim como Funes, Santiago vivia só, em um pequeno quarto dos fundos da mansão dos Moreira Salles, em...... Bem, não tenho a memória deles...

Digno de nota também a auto-crítica de João Moreira ao final do documentário: "Por mais que tentasse tirar expressões naturais de Santiago, ficava claro que ele era o Mordomo e eu, o filho dos donos da casa". E se memória é o eixo do documentário, João pode, ao retomar o material filmado em 1992, reconstruir um pouco de sua história e de seus irmãos.

__________________________________

+ Sobre documentários neste blog:

Documentário Brasileiro do Século XXI
Edifício Master – a solidão no meio da metrópole
Waldick – Durango Kid à brasileira
Leon Hirzsman – Deixa que eu falo
Estamira – O olhar que tudo pode ver e tudo pode revelar
Glauber Rocha - Maranhão 66/Senado 09
Heavy Metal - Ruído das Minas

+ Sobre Borges neste blog

Borges vai ao cinema
Borges - James Joyce


baixar santiago blogspot download santiago joao moreira sales baixar leon hirzsman baixar documentarios brasileiros rmvb blogspot baixar waldick sempre no meu coração download filme waldick baixar livros jorge luis borges português baixar estamira download estamira