terça-feira, fevereiro 28, 2006

A metáfora libertária de Glauber.

Image hosting by Photobucket

“Espero que o sinhô tenha tirado uma lição.
Que assim mal dividido esse mundo anda errado,
Que a terra é do Homem,
Não é de Deus nem do Diabo" .
(João Guimarães Rosa)

Misticismo e fanatismo cego estão no centro da obra que projetou Glauber Rocha. “Deus e o Diabo na terra do sol” retrata as alucinações, as visões e a loucura que a fome, a miséria e a ignorância podem inspirar num povo desesperado.

Glauber narra a realidade nordestina na pele de Manuel, vítima do coronelismo, marcado pela seca e entregue às profecias e ao fanatismo dos homens, dividido - sem nenhuma conduta – entre Santo Sebastião (o profeta negro que promete que o sertão vai virar mar) e Corisco (o cangaceiro que faz justiça com suas mãos, por si e em nome de Lampião).

Assim, fundem-se as imagens de Deus e o Diabo na pele desses dois homens marcados pela loucura e pela solidão da seca (que no filme fica mais evidente pela voz de Othon Bastos narrando as duas personagens). A missão de exterminar Deus e o Diabo fica a encargo de Antônio das Mortes.O homem sem crença e livre, dono de sua própria lei. Reside na carabina de Antonio das Mortes o ideal libertário e revolucionário do filme. Exterminados o profeta e o cangaceiro, seria o primeiro passo para a saga da libertação do povo nordestino, uma revolução social tirando-os da ortodoxia, das promessas de salvação e da opressão religiosa.

Os paradoxos apresentados em Deus e o Diabo na Terra do Sol - entre a morte de Deus e a valorização do homem - marcam uma das características das obras do Cinema Novo, inspirado em obras francesas e principalmente no realismo Italiano (com Rosselini sendo seu grande inspirador).A valorização do homem e sua cultura como única forma de libertação é o que busca a estética cinema-novista, renegando a forma hollywoodiana, criando uma forma essencialmente brasileira de fazer cinema.

O realismo é presente no cenário do filme.O sol escaldante, o gado morto e as pedras no solo seco demarcam o caminho da lenta procissão de êxodo nordestino em busca da terra longínqua onde “choverá ouro e pedra se transforma em pão”.Os simbolismos religiosos são representados de forma crua com o sacrifício em nome de Deus, a purificação da alma com o sangue de um recém nascido e a imagem bíblica da mulher traidora na pele de Rosa, esposa de Manuel.O povo de Morro Santo vê-se preso entre a cruz e a espada, entre a profecia e a realidade sertaneja.

Enfim, fugindo das dimensões divinas e satânicas, entre Deus e o Diabo, jaz o homem, dono de sua própria história e da busca incessante pela liberdade.

Ficha Técnica:
Título Original: Deus E O Diabo Na Terra Do Sol
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 125 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 1964
Direção: Glauber Rocha
Roteiro: Glauber Rocha e Walter Lima Jr.
Fotografia: Waldemar Lima

Elenco: Geraldo Del Rey ( Manuel) Othon Bastos ( Corisco) Maurício do Vale ( Antônio das Mortes) Yona Magalhães (Rosa) Lídio Silva ( Santo Sebastião)

4 comentários:

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaah,eu tenho que ver esse filme.
Será que passa no Canal Brasil?(puta merda,esse canal eh perfeito,os curta-metragens são otimos....ai ai)

esses dias atras estava eu,altas horas da madrugada assistindo filme na Globo com o Otelo(existe coisa mais antiga que isso?!).
"somos ladrôes de coração..."
acho que o filme chama "vai que é mole",não tinha um conteudo muuuuuuito foda,mas só pelo fato de ser antigo e em preto e branco é legal de se ver...

beijo!


ouvindo:João Gilberto

Carmem Luisa disse...

Está adicionado no meu MSN.

Anônimo disse...

groupie!!!!
ta ficando metido hein??
fiz uma "release" do filme.. heheheheh
to curiosa pra assistir.
apesar de q esses filmes assim, eh igual ao Vidas Secas, vc so entende o dia q for no sertão. oq eh beeemmm diferente desse lado q nos vivemos.
a proposito, tenho um priminho q mora la em Brumado, sertao da Bahia q chama Glauber. meu tio pos o nome em homenagem ao cineasta.
pq vc faz facul de artes cenicas ou qqer coisa assim do tipo??
acho q se eu nao der certo na medicina, vou tentar historia da arte.. hehehehehehe
beijos garoto.
bom fim de carnaval ou qqer coisa assim do tipo...

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»