quinta-feira, maio 07, 2009

Afinal, o que é MPB?


Está na coluna de Ruy Castro, na Folha de São Paulo de 27/04/2009:

MPB não é apenas uma abreviatura de “Música Popular Brasileira”. Antes cêsse, mas não ésse. Quando foi criada, por volta de 1965 ou 1966, significava um tipo de música então emergente, que não se sabia bem o que era – mas já não era bossa nova, não queria mais ser o samba e, muito menos, iê-iê-iê.

Seu primeiro produto, ainda sem o rótulo, pode ter sido ‘Arrastão’, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Logo vieram ‘Lunik 9’, de Gilberto Gil, ‘Upa, neguinho’, de Edu e Guarnieri, ‘Roda Viva’, de Chico Buarque, e outras que, com um certo ‘conteúdo’ em comum, também não se encaixavam em nenhum gênero familiar. Donde só podiam ser ‘MPB’.

Quando a ‘MPB’ minguou, dois ou três anos depois, a sigla sobreviveu e começou a ser aplicada – até hoje – a toda música produzida no Brasil, do padre José Mauricio ao padre Marcelo e de Chiquinha Gonzaga ao É o Tchan. Com isso, deseducaram-se várias gerações quanto à memória da nossa diversidade rítmica, até então classificada por sambas (em suas mil variações), marchas, choros, baiões, frevos, valsas, foxes, baladas, cocos etc. Virou tudo ‘MPB’.

Mas não para sempre, espero. Se o exemplo do MIS vingar, vamos passar a chamar ‘Garota de Ipanema’ de samba, ‘Alegria, Alegria’, de marchinha, ‘Domingo no Parque’, de baião, ‘Travessia’, de toada, ‘Caminhando’, de guarânia, ‘Mania de Você’, de rumba, ‘Beatriz’, de valsa, ou ‘Como uma Onda’, de bolero. Que, muito mais que ‘MPB’, é o que eles são.

__________________________________

+ Música brasileira neste blog:
As façanhas de Farnésio
Se Deus tivesse uma voz...


6 comentários:

Du Santana disse...

mpb é mpb, o resto é popular no outro sentido, vc pode até ouvir mas não se identifica, já a mpb é como se fosse nossa identidade... hum... as outras tbm são não?

fiquei abismado vc está na ativa desde 2005! Parabéns!

Cesar Higashijima disse...

Pois é... a MPB virou um rótulo muito aberto... No sentido literal, tudo é MPB... Mas é complicado... A maioria dos brasileiros não entende nada de música, só querem cantar e tomar cerveja... Imagina se classificar-mos Gartoa de Ipanema como samba, essa grande canção se enquadraria na mesma prateleira de zeca pagodinho (que de pagodinho só tem o nome), por exemplo...

Guttwein disse...

A pergunta é mais subjetiva: vocês acham que o que se chama comumente de MPB realmente é a música que representa o povo (povão mesmo,o popular) brasileiro?
Uma letra rebuscada e com inúmeras entrelinhas,será que é isso que o Brasileiro mais humilde consegue entender?. Afinal,se é Popular, é de fácil entendimento/compreenssão... ou pelo menos devia ser! ¬¬.
.
http://www.bloggalemdoqueseve.blogspot.com/
.

Fabiana disse...

acho que a sigla mpb tem dois momentos - pré e pós abertura democrática...
no pré, temos poucos ícones. No pós, tem coisa boa e ruim classificada como MPB...

queria deixar uma sugestão boa!
escutem o trabalho deste pianista
muito bom!
www.rodrigoandreiuk.com
o cara é foda.

*Teta de Nêga* disse...

Renan, obrigada pelo comentário e dicas no nosso blog!
Beijos

*Teta de Nêga* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.