quarta-feira, junho 07, 2006

Margem da Palavra - A Terceira Margem do Rio



Texto: Renan Damasceno

“O seu palavreado diferente [de Guimarães Rosa] não é constituído propriamente de vocábulos “difíceis” ou desusados, como no caso de Euclides da Cunha ou Coelho Neto, mas de recriações e invenções forjadas a partir das virtualidades do idioma, que levam o leitor a constantes descobertas.” Augusto de Campos.

A Terceira margem do rio, sexto conto do livro Primeiras Estórias (1962), é uma celebração do silêncio, do sujeito que se desapropria da linguagem e fica à margem da vida. Uma narrativa silenciosa, que nos guia por um rio-texto, “rio abaixo, rio afora, rio adentro”.

O conto funda-se na narração do filho sobre seu pai “homem cumpridor, ordeiro, positivo” que decide viver em uma canoa à margem do rio. Narra o desgosto da família, seu sentimento de culpa, os anos que, rio acima, rio abaixo, seu pai vive sem se distanciar da margem. O conto termina quando a imagem do filho quase se funde com a do pai e o pedido do mesmo para quando morrer ser colocado em uma canoa, rio abaixo.

Guimarães Rosa se apropria da linguagem popular e cria um vocabulário calcado de neologismos, regionalismo e com sonoridades que se assemelham às criações joycianas. Metáforas e aliterações são comuns na narrativa como a seqüência fonética que dá fim ao texto “rio abaixo, rio afora, rio adentro – o rio”.

O personagem principal – o pai – caminha para uma não-existência ao quietar-se em sua canoa. Segundo Lacan, “existimos na linguagem e esta se relaciona com a cultura e com o social”, ao abrir mão desse instrumento de interação social, o personagem foge dessa ordem convencionada de existência.

O filho, incomodado com a situação, vive em sua culpa, de não ser capaz de tomar o lugar do pai e falha em sua última tentativa, ao fugir correndo pra longe da canoa.

Nesse conto de sentimentos desolados, culposos, de relação distanciada, tece a trama desse conto primoroso de Guimarães Rosa.

+ Guimarães Rosa na Internet:
O conto na íntegra :
http://www.releituras.com/guimarosa_margem.asp

5 comentários:

Mah Caldeira disse...

Adorei seu blog! Eh bom ver vida inteligente na internet. (E vc ainda eh headbanger!! =) hehe)

E tenho a impressão de que estudamos na Newton! rs! Jornalismo também!

Hasta! ;)

Anônimo disse...

oi,td bem?
engraçado, tenho a impressão de que já te conheço de algum lugar.

Anônimo disse...

uai renanzinho, colocando trabalhos de escola no blog agora é?
hehehehe

te adoro viste.
beijom e outro.
dessa vez não vou discutir com vc pq não conheço o conto. além disso, vc ja contou o final, seu sem graça

Unknown disse...

O que mais impressiona(pelo menos a mim - simples mortal que não conhece a fundo tal assunto) é a maneira que este pai Morre para uma sociedade...ele foge da sua própria existência. Muitas vezes nos calamos e chegamos a terceira margem...mas não nos enfiamos nos juncos quando tentam nos resgatar...eu pelo menos rs!!!

Unknown disse...

Ontem depois de achar seu bolg e comentar, fui revirar minhas 'coisas' e li uma citação do Guimarães Rosa anotada a muitos anos( nem tantos assim)...
"(...) amo os grandes rios, pois são fundos como a alma do homem.
Na superfície são vivazes e claros, mas nas profundezas são tranqüilos e escuros como os sofrimentos dos homems.
Amo ainda mais uma coisa de NOSSOS grandes rios: sua eternidade."
João Guimarães Rosa

...isso me remete a muita coisa...
" sou um rio das mágoas que há em mim, cachoeira que desagua no mar, oceano das vidas que vivi, e de outas que irei navegar...( acho que é assim, se não for desculpa J. Vercilo rs)
...muito bom esse seu espaço...