segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Opinião - À sombra de Fidel

Renan Damasceno

(Texto da pág. de Opinião do Jornal dos Lagos, Alfenas. página em PDF)

A poucos meses de completar meio século governando com mão de ferro a ilha de Cuba – maior tempo à frente de um regime político da história moderna –, o ditador Fidel Castro sai de cena. No entanto, sua imagem deve pairar sobre o imaginário do povo cubano por mais um bom tempo. Com quase dois
metros de altura, barba, boné verde e farda das forças armadas do país, mas sem a mesma saúde dos tempos de Serra Maestra, Fidel ainda tem o poder sobre a ilha e só renunciou à disputa das eleições deste ano, na qual lhe daria o direito de governar por mais cinco anos, por ter um substituo também originado da Revolução de 1959: seu irmão Raul Castro, no governo desde seu afastamento por problemas de saúde, há um ano e meio.

Os resquícios da ditadura fidelista estão longe de desaparecer em pouco tempo. A eleição do irmão Raul prova que a revolução, mesmo que aos frangalhos, ainda tem força para se reerguer. Conta com o apoio popular, que, obedientes ao regime, não pensam em revolução nas ruas. Talvez por saber que “revolução” no país não representa nenhuma mudança na forma ditatorial de governo – ao lado de Raul, Guevara e Cienfuegos, Fidel tomou o lugar de Fulgêncio Batista, que governou a ilha de forma não menos autoritária entre 1940-1948 e 1952-1959.

Marcado por mortes, preseguições políticas e privação ao acesso à informação, os 49 anos de governo do ditador prova que ideais socialistas não combinam com o poder. Geram vicíos. Assim foi na história recente da América Latina: na Bolívia de Velasco Alvarado e, recentemente, na Venezuela de Hugo Chávez.

A saída de Fidel dá novo fôlego à economia, traz esperança aos milhares de ex-patriados e anima o fim do embargo sancionado há 46 anos pelos Estados Unidos. Mas a expectativa não deve ser muito grande. O governante formal mudou, mas a ilha continua a mesma. As esperanças são maiores do que as mudanças na ilha de Fidel.

3 comentários:

Servidores disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.

Ramany disse...

Quanto tempo não venho aqui heim...
será que o senhor Renan se lembra ainda da pirralha do rio?! rs

Eu nem sabia que esse blog ainda existia, maas... resolvi procurar..
fiquei surpresa!

E sobre Fidel... já faz tanto tempo né, o que tinha pra ser dito, já foi.
Prefiro não comentar... maas, a esperança é a última que morre.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,