segunda-feira, agosto 04, 2008

Quarteirões do Jazz - Belo Horizonte


Quando dois ou três iniciantes no jazz sentam para botar as histórias e os novos acordes em dia, não faltam suspiros. Todos, sem exceção, reclamam saudosamente de não ter mais aquelas jam session de antigamente, de não existir mais grandes quintetos como os de Miles Davis – com direito a Herbie Hancock, ao piano; Wayne Shorter, ao sax Ron Carter, ao baixo; e Tony Willians, à bateria – e de, ao caminhar pelas ruas, não correr mais o risco de tropeçar em um Charlie Parker, um Chet Baker ou em uma Billie Holiday, à beira de uma overdose de heroína.

No entanto, quem mora em BH tem tido pouco a reclamar. É possível, até com pouca grana, assistir apresentações de primeira, para New Orleans nenhuma botar defeito. O reduto principal é o Conservatório Music Bar. Às terças, instrumentistas conhecidos por aqui e pelo resto do mundo se reunem no estreito palco para um repertório que vai de risos e improvisos a clássicos do fusion e do cool jazz.

Outras boas opções são as cafeterias, que parecem ter cansado das seleções automáticas dos leitores de .mp3 e voltado a apostar nos bons e velhos quartetos e quintetos. Entre as casas estão: o Café do cinema Belas Artes, às quintas, o Café com Letras, aos sábados, além de apresentações periódicas no Status, no Café do Sol e no Bar Marquês.

Pode ser que, daqui uns 50 anos, dois ou três iniciantes no jazz sentem para botar as histórias e os novos acordes em dia e, com suspiros, reclamem saudosamente de não existir mais jam session como aquelas com Neném e Beto Lopes, bons grupos como o All Star Jazz Band e de, ao caminharem pelas ruas de BH, não encontrarem cafeterias e barzinhos ao som de Chico Amaral, ao sax, Enéias Xavier, ao baixo, e Magno Alexandre, à guitarra.

Confira os bares

Conservatório Music Bar – Rua Timbiras, 2041 - Lourdes: (31) 3213-8375

Café com Letras – Rua Antônio de Albuquerque, 781 - tel: (31)3225-9973

Café Status – R. Pernambuco, 1150 - tel: (31) 3261-6045

Café do Sol – Av. Contorno, 3301 - Santa Efigênia (31) 3463-8989

Bar Marquês – Marquês de Maricá, 56 - Sto. Antônio (31) 3293-8256

* A programação das apresentações de Jazz, em agosto, em BH, você confere no Clube do Jazz.

Fique por dentro

Agosto começou com os ouvidos afinados. A sexta edição do Savassi Festival – Jazz e Lounge agradou novamente o público, que lotou os quarteirões próximos à praça do bairro. O destaque ficou por conta do encerramento com Toninho Horta e um dos bons momentos foi a apresentação do simpático quarteto dinamarquês Engstfeld-Weiss Quartet. Ainda falta ao público um pouco mais de ligação com a música, para que o festival não se transforme em quase uma festa rave, como aconteceu próximo ao palco Tim, em frente ao Café com Letras.

2 comentários:

Bruna disse...

Oi Renan! parabéns pelo Blog! Tá ótimo! MESMO!E sempre que eu ouço falar de jazz lembro do filme "the Wonders"...
beijinhos!

Servo Inútil disse...

Ola Renan,

Parabéns pelo blog!! Eu amo o jazz.
Confira no www.myspace.com/marcoskern

Abraços