terça-feira, fevereiro 12, 2013

Do mangue beat aos Beatles




Quem me vê sempre parado, distante, garante que eu não sei sambar. Está certo. Diferentemente do introspectivo folião de Quando o carnaval chegar, de Chico Buarque, que se preservava calado para os dias de Momo, mexer o corpo com coordenação nunca foi meu forte, nem mesmo no futebol. Ontem, porém, tive de me concentrar nos diversos ritmos e acordes das ruas de Belo Horizonte para não perder o compasso.

No começo não foi muito fácil. Ao chegar ao Barro Preto, demorei alguns minutos para compreender o batuque, mais cadenciado do que maracatu, reforçado por berimbaus e tambores de capoeira de angola. Agogô, reco-reco e atabaque ditavam o ritmo das saias e cabelos das meninas que giravam feito peões. Música “sacolejante e malemolente, a mais fina flor da música popular preta brasileira”, como definiu um dos organizadores. Arrisquei um pouco e entendi o requebrado.

No berço de uma das mais antigas guardas de congo e moçambique, a dança folclórica africana, no Concórdia, o Filhos de Tcha Tcha apurava os tamborins para sair pelas ruas do bairro. Aplaudi a atitude e saquei o ritmo. Sem perder tempo, descendo a ladeira da Afonso Pena, o Bom Bloquiu pedia bênção a Tim Maia e Jorge Benjor. Quatro estudantes, com fardas coloridas sob sol a pino, me convidaram para cantar com eles o refrão de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Me senti confortável, em casa.

A viagem sonora – beirando sociológica e etnográfica – terminou com o Baianas Ozadas, aos pés do viaduto de Santa Tereza, que me apresentou uma terminologia diferente: “axé vintage”. Um axé old school, de raiz, sacou? Algo com pitadas de Luiz Caldas, que permite também inserções bem-humoradas do grupo Molejo e de Sidney Magal.

Confesso que foi difícil ficar parado – até para não ser atropelado. O folião Vinícius Grissi, cansado de dançar por três dias em BH, me confidenciou que está pensando em descansar em Diamantina no próximo carnaval.




Renan Damasceno (Publicação: 12/02/2013 04:00)

Nenhum comentário: