quarta-feira, julho 20, 2011

O dia em que o Gigante da Avenida ficou pequeno


"Quando o juiz Ângelo Ferrari apitou o final do jogo, só não saiu para as ruas de Alfenas quem era ruim da cabeça ou doente do pé. Foi uma festa só, que varou a madrugada. Por que tanta alegria? Simplesmente porque a zebra esperou nada menos do que 41 anos para pegar de jeito o poderoso Atlético de Cerezo, Palhinha, Luisinho e Reinaldo. Em 1939, naquele mesmo estadinho, o Atlético dos legendários Kafunga e Mário de Castro, em sua primeira visita a Alfenas, ganhara de 5 a 1 do América local. Foi bom demais, pois o time da casa fez até gol.

Domingo, lá estava de novo o Galo. E como há 41 anos, um golzinho do Alfenense já seria excelente, mas não é que foi melhor, sô? Numa reposição defeituosa de bola de João Leite, Tatau fez 1 a 0 no primeiro minuto do segundo tempo. Depois, o goleiro Nivaldo e os becões Guilherme e Barra Mansa garantiram a vitória.

As 15 mil pessoas presentes ao estádio (renda recorde do interior mineiro: Cr$ 1.816.000) custaram a acreditar no que viam. E só acreditaram mesmo quando o jogo acabou. Aí, haja cerveja, haja rojões. E viva os heróis Tatau, Nivaldo e Barra Mansa"

Revista Placar, 10/10/1980.

*************************

CURTAS

#AlfenensebiggerthanAtleticoMineiro 1
Por Twitter, o ex-goleiro e deputado estadual João Leite, em resposta a uma provocação minha e do deputado Pompílio, ex-prefeito de Alfenas, lamentou. "O Tatau me deixou sentado. única derrota do Galo no Mineiro de 1980".

#AlfenensebiggerthanAtleticoMineiro 2
No Facebook, o Alexandre Polaccowsky lembrou que " Esse Barrra Mansa fez história, já jogou no Minas de Boa Esperança, em 1988".

Se você tem mais histórias, sobre o jogo, deixe nos comentários


*************************

Alfenense 1 x 0 Atlético

Ficha Técnica
Data: 05 de outubro de 1980
Local: Alfenas
Estádio: Francisco Leite Vilela, o Gigante da Avenida.
Motivo: 1ª Fase do Campeonato Mineiro 1980
Gol: Tatau, ao 1 do segundo
Público: 15.000
Renda: Cr$ 1.816.000,00
Árbitro: Ângelo Antônio Ferrari

Alfenense
Nivaldo; Sérgio Cunha, Guilherme, Barra Mansa e Vanderlei; Mauro, Ademir, Caca (Nenem) e Tatau; Larri (Toinho) e Edu.

Atlético
João Leite; Orlando, Osmar Guarnelli, Luisinho e Jorge Valença; Pedrinho (Heleno), Chicão, Toninho Cerezo e Renato Queiroz (Fernando Roberto); Eder Aleixo e Reinaldo

Nenhum comentário: