segunda-feira, maio 30, 2011

Better than Jordan?

Às vésperas da série decisiva da NBA, o hexacampeão Scottie Pippen (ex-Chicago Bulls), apimentou ainda mais a discussão sobre quem foi o maior jogador de basquete de todos os tempos. Impressionado com a atuação de gala do ala LeBron James na vitória do Miami Heat sobre seu ex-time por 83 a 80 – triunfo que credenciou a franquia da Flórida à finalíssima contra o Mavericks –, Pippen afirmou na sexta-feira (27) que LeBron é mais completo que Michael Jordan, seu ex-companheiro de Bulls, e considerado o maior atleta do esporte.

“Jordan é provavelmente o maior pontuador que já passou pela NBA, mas acredito que LeBron James talvez seja o maior jogador de todos os tempos. Ele não é só um grande cestinha. Além do seu grande poder ofensivo, também é bom marcador e consegue dominar o jogo do início ao fim”, disse Pippen em entrevista à rádio ESPN americana.

Em pouco tempo, a declaração alcançou repercussão mundial e se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter. Diante da indignação dos fãs, principalmente do Bulls, Pippen usou a própria rede de microblogs para se retratar. “Não me entenda errado. Jordan era e ainda é o maior, mas LeBron tem todos os meios, hoje em dia, para chegar ao nível dele”.

Embora os mais apaixonados não aceitem comparações, James caminha para uma carreira tão vitoriosa dentro de quadra quanto a do hexacampeão Michael Jordan, que se aposentou em 2002. No entanto, a polêmica envolvendo sua transferência do Cleveland Cavaliers para o Heat ofuscou sua popularidade. A principal crítica foi que ele abandonou o time que o revelou para se juntar às estrelas Dwyane Wade e Chris Bosh para ter chances de ganhar um título – atitude que Jordan não tomou mesmo com as sete tentativas frustradas antes de ser campeão em 1991.

As estatísticas dos dois impressionam. Em suas primeiras oito temporadas (1985-1992), Jordan alcançou média de 32,2 pontos por jogo, ao passo que LeBron mantém 27,7. Os dois foram escolhidos MVP (jogador mais valioso) mais de uma vez, conquistaram duas medalhas olímpicas e conquistaram dois títulos da Conferência Leste. Em 589 partidas, Jordan marcou 19.010 pontos (ao fim da carreira chegou a 32.292, atrás apenas de Kareem Abdul-Jabbar e Karl Malone). LeBron, em 627 jogos, fez 17,362. Falta a LeBron os títulos, que consagraram Jordan na década de 1990.

Nenhum comentário: