sexta-feira, maio 27, 2011

Uma nova chance

Renan Damasceno - Estado de Minas

Desde 1947, quando foi criada a NBA, vários astros que ajudaram a formar a história da mais importante liga de basquete do mundo não conseguiram conquistar o tão sonhado anel de campeão. O lendário ala Elgin Baylor defendeu o Lakers por 13 anos (1958 a 1971) esbarrando sempre no imbatível Boston Celtics, de Bill Russell.

Na década seguinte, foi a vez de Pete Maravich (Hawks, Jazz e Celtics) correr atrás do título em vão. Dos 12 atletas que formavam o Dream Team em Barcelona'1992, a metade jamais ergueu a taça: Patrick Ewing, Charles Barkley, Karl Malone, John Stockton, Chris Mullin e Christian Laettner. A extensa lista tem ainda Reggie Miller, Dikembe Mutombo e Dominique Wilkins.



Nesta temporada, dois dos mais importantes jogadores em atividade têm uma chance que não é fácil de ser repetida. O armador Jason Kidd, de 36 anos, e o ala alemão Dirk Nowitzki, de 32, conseguiram nova oportunidade de conquistar o anel de campeão, após saírem frustrados de suas primeiras tentativas.



Quarta-feira, os veteranos lideraram o Dallas Mavericks na vitória sobre o Oklahoma City Thunder, por 100 a 96, fechando a série final da Conferência Oeste em 4 a 1. Com o resultado, o time texano se credenciou à finalíssima depois de cinco anos – encarando justamente o algoz de 2006, o Miami Heat.

Revelado pelo próprio Mavericks em 1994, Kidd se transferiu para o Phoenix Suns três anos depois. Após fracassar em cinco temporadas, foi negociado ao New Jersey Nets, franquia pela qual chegou a duas decisões seguidas. Em 2002, ao lado de Keith Van Horn e Kenyon Martin, foi atropelado pelo Los Angeles Lakers (4 a 0) e, no ano seguinte, chegou a vencer duas partidas, mas esbarrou no San Antonio Spurs de Tim Duncan (4 a 2).

Já Nowitzki fez uma temporada impecável em 2006, quando foi escolhido o jogador mais valioso (MVP), e levou o Mavericks à primeira decisão de sua história. Mesmo com atuações memoráveis, o alemão não conseguiu superar o Heat, que naquele ano havia se fortalecido com o tricampeão Shaquille O’Neal jogando ao lado de Alonzo Mourning e Dwyane Wade. Nesses playoffs, o alemão está fazendo mais uma vez a diferença. No primeiro jogo contra o Thunder fez incríveis 48 pontos. Sua média é de 28,4 pontos na fase decisiva, número superior a de sua carreira (23).

Nenhum comentário: