terça-feira, janeiro 06, 2009

Será o fim do jornal impresso?


Dizem que o jornal impresso está com os dias contados: pesquisas indicam que não durará mais do que trinta anos. Apesar dos estudos apontarem para esse rumo quase inevitável, acredito que a imprensa de papel passará por mudanças. Em vez do jornalismo rápido, seco e instantâneo da internet, se tornará mais analítico, especializado e crítico. É evidente que, no meio dessa enxurrada de informações, uma hora precisaremos sentar, respirar e analisar os acontecimentos desse início de milênio...

E aí, será que o reino de papel vai se esfarelar?

Está em O Globo de 05/01/2009:

Internet supera jornais como principal fonte de noticias nos EUA

A internet bateu os jornais impressos como principal fonte de informação nos EUA, de acordo com um relatório do Pew Research Center divulgado nesta segunda-feira pelo New York Times. Segundo a reportagem, a mudança não representa um declínio na popularidade dos jornais de papel, que tiverem maior audiência no ano passado do quem em 2007. Os números mostram, por outro lado, um grande aumento da internet como fonte primária de notícias, de 24% em 2007 para 40% no ano passado. Os jornais ficam com 35% do total.

Leia na íntegra....
___________________________________________

+ Jornalismo neste blog:
A arte dos obituários
Supermercado de produtos culturais
México – Cabezas Cortadas
+ Do assunto na internet:
New York Times
Portal Imprensa
Overmundo
Jornal dos Debates



8 comentários:

Rossana disse...

muito bacana seu blog!!!
beijoss

Leo Pinheiro disse...

Há 15 anos falavam que o jornal impresso morreria em 10...

Já estamos com 5 de vantagem. rs

Leo Pinheiro disse...

Há 15 anos falavam que o jornal impresso morreria em 10...

Já estamos com 5 de vantagem. rs

Leo Pinheiro disse...

Há 15 anos falavam que o jornal impresso morreria em 10...

Já estamos com 5 de vantagem. rs

Nathália :) disse...

hoje mesmo em li em outro blog que os livros tbm vão sumiu :s livros e agora jornais, :S daki a pouco todo mundo vai ser escravo da tecnologia!

Pablo disse...

Acho díficil, para sumir o jornal impresso todas as barreiras da pobreza e da desigualgade social devem ser quebradas e acho que isso não ocorre em 30 anos ...
http://sombradaamendoeira.blogspot.com/

Anônimo disse...

Apesar do surgimento apoteótico de algumas mídias - que talvez até superem os jornais e revistas em público - acredito que os meios de comunicação mais tradicionais jamais deixarão de existir, pelo menos não num futuro tão próximo.

Cada mídia tem as seus prós e contras e momentos mais adequados (imagine levar um notebook para o banheiro? :p). Um exemplo notável disso é o rádio, que persiste bravamente até os dias de hoje.

Nairo Lopes disse...

Tomara que ainda dê tempo de eu fazer jornalismo...