quarta-feira, março 25, 2009

Cine-mundi - Romênia (ou: Sob a sombra de Ceausescu)


Está em cartaz no Palácio das Artes, de 23 de março a 7 de abril, a mostra Cinema Romeno Atual, com a exibição de três longa-metragens de importantes realizadores contemporâneos. Bem aceitos pela crítica e observado com bons olhos pelos principais festivais, A Leste de Bucareste (2006), Como Eu Festejei o Fim do Mundo (2006) e 4 meses, 3 semanas e 2 dias (2007) representam a melhor fase do cinema da Romênia – que, antes disso, só havia conseguido prestígio internacional com A floresta dos enforcados, de Liviu Ciulei, na década de 1960.

Considerando os intensos conflitos étnicos da região, salpicados pelas reviravoltas políticas desde a II Guerra Mundial – o Leste europeu permaneceu sob domínio soviético até 1989 –, não surpreende que as produções significativas tenham hiatos de décadas. Assim como o próprio Balcãs, a indústria cinematográfica está se recontruindo, o que reflete no enredo dos seus longa-metragens. Produz, hoje, cerca de 15 filmes por ano.

O cinema dos países que ficaram sob o domínio do regime até 1989 – principalmente os produzidos nos Balcãs e na Polônia, que são bem parecidos – ainda sofrem com a sombra soviética. Ainda são melancólicos, escuros e frios, que tentam rir da vida com pitadas de humor seco e ingênuo, como em A leste de Bucareste. Já os dramas pessoais são permeados por incertezas, erros e medo, a exemplo da protagonista Otília de 4 meses, 3 semanas e 2 dias. Aliás, o filme de Mungiu é essencial em tempos de discussão sobre a liberação do aborto. Assista e tire suas conclusões.

Seja comédia de costumes, dramas individuais ou narrativas inusitadas, as histórias mostram uma nova Romênia, que tenta se desvencilhar de seu passado. O moderno tenta caminhar pelas ruas escuras, pelos prédios em frangalhos e, de vez enquando, se esbarra em algum caco das estátuas de Stálin e Ceausescu derrubadas no fim da década de 1980.

____________________________________

+ Cine-mundi neste blog

Cine-mundi: Polônia (08/07/2005)
Cine-mundi: Peru (20/10/2007)
Cine-mundi: Bolívia (09/12/2008)
Cine-mundi: América Latina (13/05/2008)


+ Sobre cinema na Romênia

Programação completa da Mostra
Crítica: Estadão - 4 meses, 3 semanas e 2 dias
Crítica: Estadão - A leste de Bucareste
Crítica: Contracampo - Como festejei o fim do mundo

3 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Alguns momentos da vida são marcados por certas manifistações culturais... e o instrumento mais utilizado e eficaz para exibir essas pontuações da historia da humanidade é o cinema... não importa muito se é do "circuitão" ou "cult" off hollywood....
Aqui no Rio de janeiro, O centro cultural do banco do brasil tem uma cinemateca com otimas opções...

Raul disse...

Oo gostei muito do blog.
muito cultural
tha de parabens xP!

http://es-sencia.blogspot.com/

Rafa Amaral disse...

Nossa, muita coincidência, vi seu blog no orkut e resolvi entrar. Acabei de oublicar dois textos em um de meus blogs sobre a revolução romena de 1989, sobre o documentário Videogramas de uma revolução e sobre A Leste de Bucareste. O endereço é cinemasemtempo.blogspot.com

Abraçosss