segunda-feira, março 15, 2010

Mostra Jacques Rivette

Palácio das Artes

O Cine Humberto Mauro apresenta, entre 15 e 28 de março, mostra pioneira de um dos principais diretores da nouvelle vague francesa, Jacques Rivette. Considerado ao lado de Jean-Luc Godard como o mais experimental dos autores do movimento, a obra de Rivette permanece pouco conhecida pelo público brasileiro.

Influente crítico da revista Cahiers du Cinema, colocou em relevo em seus escritos e entrevistas as obras de diretores como Roberto Rossellini, Jean Renoir, Howard Hawks, Otto Preminger, entre outros. Ao lado de seus companheiros de revista renovou os ares do cinema francês trilhando novos caminhos ainda não explorados da linguagem cinematográfica.

Seus projetos são atravessados por experimentações narrativas e pela investigação da relação entre filme e ato de filmagem, assim como pela atenção a elementos que vão além da “tirania do roteiro”, co
mo a atmosfera, a relação com os espaços filmados e situações imprevisíveis. Outra questão premente no cinema de Rivette é a ideia do teatro como arte catalisadora da ambigüidade entre ilusão e realidade, arte/vida e enredo/improviso.


Este blog já comentou filmes e filmografia dos diretores franceses Eric Rohmer, em A morte do diretor das Palavras; Louis Malle, sobre a trilha sonora de Um ascensor para o Cadafalso; Alain Resnais, em Borges vai ao cinema; e sobre o diretor da cinemateca francesa, Henry Langlois, mentor da geração, em Menos Bandit, mais Langlois.
baixar filmes nouvelle vague baixar filmes jacques rivette baixar cinema filmes rivette download torrent roberto rossellini jean renoir rmvb download howard halks download legendado otto preminger baixar download filmes frança franceses

Nenhum comentário: